MLPE – Afinal, energia solar é tudo igual? 

Quando se fala em geração fotovoltaica, muitas pessoas, inclusive profissionais da área, imaginam que a energia é gerada de apenas uma maneira, com uma única tecnologia; no fim do dia, o que muda de fato são os equipamentos disponíveis no mercado, o fabricante e o preço.

 

Porém, dentro da energia solar existem diversas soluções tecnológicas que processam a energia gerada de maneiras diferentes, entre elas o MLPE. Essa tecnologia é diferente da tecnologia string convencional, composta apenas de um inversor com alta potência e placas. Essa configuração é funcional, porém pode apresentar problemas relacionados às diferenças de geração que surgem nas placas ligadas na mesma string. Essas diferenças são causadas usualmente por sombreamento e orientação de telhado e se tornam fator significativo, uma vez que prejudicam a eficiência do sistema.

 

Uma das formas de contornar esse problema é através da tecnologia MLPE, que significa Module-Level Power Electronics, em tradução livre, “eletrônica de potência a nível de módulo”. Essa solução tecnológica leva esse nome pois, quando implementada, cada módulo passa a gerar energia de maneira isolada. O principal benefício em termos de geração é que, diferente da tecnologia convencional, quando uma parte do sistema é acometida por sombreamento, o restante do sistema não é afetado.

 

Um dos dispositivos que contemplam o sistema MLPE é o otimizador de potência SolarEdge. O otimizador de potência é instalado junto a placa, controlando a geração de cada uma delas de maneira individual, sem afetar ou ser afetada pelas demais. Esse controle permite que medições sejam feitas e retornem quanto cada placa do sistema está gerando de energia em tempo real, permitindo que essa informação seja acessada através do celular.

 

Além disso, a tecnologia SolarEdge torna o sistema muito mais seguro, utilizando dois sistemas de proteção integrado: o SafeDC e o sistema de detecção e interrupção de falha de arco. Esses sistemas permitem que qualquer falha de conexão ou isolação possa ser controlada sem o surgimento de um arco elétrico. Ademais, quando o inversor permanece em standby/modo noturno, o otimizador de potência controla a saída CC do módulo a níveis seguros, permitindo manutenções e instalações sem que o cabeamento das strings seja energizado.

 

A solução MLPE é tendência mundial, seus benefícios de controle e monitoramento, que deixam o sistema mais inteligente, gerando mais energia e, principalmente, mais seguro, são o que há de mais tecnológico no mercado. Além disso, contempla as normativas de segurança exigidas através do mundo e a Dynamis disponibiliza esse equipamento para você.



Contatos

R. Dr. Pedro Ferreira, 333/2005
Centro, Itajaí - SC, 88301-030


WHATS APP +55 (47) 3062-8301

comercial@dynamisimportadora.com.br

  • Nome Completo
  • Setor
  • Whats App
  • E-mail
  • Mensagem